tan.gí.vel masculino
1. aquilo que pode ser tocado
2. que pode ser tratado como fato; real, concreto
3. palpável
Vejamos:
1. Não pode ser tocado
2. Não é fato concreto
3. não é palpável
tua conclusão nº2 não está de acordo com a premissa nº2
Claro que está.
Pulsares ainda não são fatos, muito menos concreto, e menos ainda real. Mas não significa que não seja racional.
Acha-se o que é, como é ou o que faz um pulsar, mas daí para ser, indiscutivelmente, um fato é outra história.
LINK PROTEGIDO!From 12 March 2010 - 05:28 Mãe Pelada:
Então, como foram comprovados indiretamente, podes não ser estrelas de nêutrons, pode ser Deus piscando com uma lanterna, ninguém tem certeza disso.
sim, pode. Mas pq mesmo tu rejeitou minha cosmogonia das caravelas???
Não é tangível como tu diz. A ciência se baseia na crença tanto quanto a religião. A ciência acredita que aquilo é um pulsar, mas não tem certeza, precisa de melhores comprovações.
A ciência, por definição, nunca chegará nessas comprovações. JUSTAMENTE POR ISSO QUE ELA É "MELHOR" QUE A RELIGIÃO.
É você que está comparando ciência e religião, o deus que eu estou falando desde o início não tem nada a ver com religião. E se tu achar que tiver, a ciência, em si, também é uma religião.
tu quer dizer deus= força do além, e que isso não tem nada a ver com religião? Se não tem nada a ver com religião, nem com ciência, tu acredita em algo que não serve para absolutamente nada. é como acreditar que existem loiras virgens com três seios, sedentas por sexo, no litoral de minas gerais.
Quanto a eu ter uma cor preferida ou um time, é explicitamente racional. Meu cérebro se predispõe àquilo, é comprovado cientificamente e extremamente racional.
Só por curiosidade, para que time tu torce e qual tua cor favorita?
E não, essas escolhas não são racionais. Se tu escolhe uma coisa e depois encontra "justificativas" isso não é racional. Racional seria determinar um padrão e DEPOIS escolher, seguindo esse padrão.
px. se a decisão de torcer para um clube de futebol fosse racional, o que explica que exitam torcedores de times como América-RJ, Guarani de Campinas ou Brasil de pelotas? ou torcedores de times europeus como TOTENHAM, WEST HAM ou ESPANHOL DE BARCELONA?
1. porque a única forma de discutir com você, é levando as caravelas em consideração. B)
2. eu não estou entrando no mérito de dizer quem é melhor que quem, aliás, eu não estou falando de religião.
3. eu estou dizendo que deus é só um nome, assim como matrix, não interessando o que verdadeiramente seja, só sabendo quais são os efeitos disso.
4. Bom, meu time é o Palmeiras de São Paulo (torço pra ele, porque na época que começei a torcer para algum time, ele tinha ganhado a libertadores e alguns paulistas) e não tenho cor preferida.
a decisão de torcer para times de várzea, é que tu mora na várzea e tem intimidade com o time. é racional tu gostar do que tem intimidade.
1. Ou tu aceita coisas absurdas como possíveis, ou não. se tu rejeita algo por não fazer sentido, e tem um mínimo de honestidade intelectual, terá que rejeitar outras explicações que não façam sentido.
2. Explique pq tu não está falando de religião?
3. Quais os "efeitos disso" - deus?
4. Na mesma época, o Manchester United ganhava mais (inclusive ganhou do próprio palmeiras). pq tu não torcer para eles? Como tu explica que alguem torça para a Portuguesa? Isso é mais ou menos como o horóscopo. Se tu lê no início da manhã, não adianta porra nenhuma, se tu lê no final do dia, consegue encaixar alguns fatos que aconteceram ao longo do dia.
1. Eu não disse que não era possível, eu disse que não concordava. Não é porque eu não concordo, que eu devo rejeitar. Não concordar também é racional, mas não desqualifica o que não é concordado.
2. Oras, porque não estou. Tu enveredou por este caminho, eu estou falando de deus e não Deus.
3. Nós aqui discutindo sobre isso, os carros andando nas ruas, a endeavour fazendo sua última viagem, o edir macedo aumentando sua fortuna, o câncer da Hebe, etc.
4. Eu não conhecia o Manchester naquela época. Torcem pra Portuguesa porque querem e devem ter um motivo pra isso, mesmo que saibam explicar, o inconsciente arranjou um motivo e isso é racional.
O simples fato de pensar e teorizar singifica racionalizar.
Ser racional não tem nada a ver com certo ou errado, muito menos com inteligência ou ignorância.
Não é irracional bolar uma teoria idiota, irracional seria não bolar nenhuma teoria.
LINK(S) PROTEGIDO(S)!
Há neste post um ou mais links e eles estão protegidos. REGISTRE-SE ou faça o LOGIN para visualizar o link.
This post has been edited by Fabian: 15 March 2010 - 03:14 PM